Jade Sassará é ume multiartista transgênere e carioca.
Seu primeiro trabalho no campo da atuação foi na série da HBO em 2020 chamada “Todxs Nós”, logo em seguida podemos acompanha-la na série da Globoplay em 2021, “Verdades Secretas 2”, atualmente aguarda o lançamento de “Capoeiras” da Disney+.
Dentro das novelas, teve sua primeira personagem compondo o elenco de “Mar do Sertão”, novela das 18h da TV Globo.
Já na sétima arte, Jade aguarda o lançamento dos filmes rodados no último ano “Ruas da Glória”, e “Homem de Ouro”.
Para além do seu trabalho como atriz, Jade tem uma vasta experiência no ramo da moda, tanto na criação de peças, como na execução dos desfiles, no último ano esteve presente como modelo na São Paulo Fashion Week que é o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres.
No campo sonoro utiliza captação e design de som para desenvolver trilhas, performances e instalações. Estudou design de som na Dubspot, escola de produção musical localizada em Nova Iorque. Assinou a direção sonora da peça “Por Favor Venha Voando”, com Debora Lamm e Inez Viana, sob direção de Georgette Fadel. Desenvolve também vestimentas e acessórios a partir do raciocínio de transmutação têxtil (upcycling).
Com o intuito de ressignificar e expandir os signos aprisionados pelo contexto cisgênero - que limitam a expressão livre da performatividade de gênero - criou a plataforma Transpyrifikah com Bioncinha do Brasil.
Colocou três peças no desfile de Vicenta Perrotta para Casa de Criadores e já vestiu artistas como Ana Frango Elétrico, Majur e Lurdez Da Luz.